terça-feira, 29 de julho de 2008

The Number 23

Gostaria de colocar minha crítica aqui quanto ao filme "The Number 23" com Jim Carrey. Não quero criticar os artistas, cenas, etc. e sim o principal assunto: O próprio número 23. O enredo gira sempre em torno da matemática da vida. Para os personagens, o mundo, as regras, a vida, tudo se resume à soma de algarismos, que sempre irão dar 23 (se você for O Escolhido pelo número). Entendeu? Não. É o seguinte (pode continuar lendo que eu não vou contar o final do filme, nem suas cenas mais marcantes): Você pode somar o número de letras do seu nome, os algarismos do seu número de telefone, olhar as horas, e até mesmo pesquisar fatos históricos (como por exemplo a morte de Hitler que foi num dia 23... ou as 23 coisas que um cara famoso fez, enfim, umas coisas bem curiosas), somar sua idade e fazer tantas outras voltas e somas, tudo irá resultar num número. Este irá ser o seu número. No caso, o meu número não é 23, de forma nenhuma deu 23. Deu 13. E também sempre deu 13, desde o meu nome completo, minha data de nascimento, o nome da minha irmã. Agora vem a parte que mais me impressiona, o fato de que muitas pessoas se viciam nos cálculos e garantem que tudo é controlado por vinte e três. No entanto, uma lógica da matemática contradiz tudo: O resultado que você quiser achar você achará. Não entendeu? Vamos lá: se eu quiser resumir minha história de vida no número treze, eu posso fazer isso. Eu somo não-sei-o-que, com mais não-sei-o-que e divido por meia-dúzia (todos esses números têm a ver com a minha vida). Pronto, aí está o treze. Fácil. Eu sempre posso achar o número que eu quiser. Eu olho a hora agora: 20h e 38min. Vamos achar o treze? YES. Somando-se 2+0+3+8=13. Surpreendente, não? Também acho. Não me importa se é meio loucura, eu posso até não acreditar muito nessas coisas... Mas que é legal, aahhh isso é. Quem não está morrendo de vontade de calcular seu nome agora? Calcule à vontade! O seria da vida sem uns numerozinhos por trás?


Luciana Pontes 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário