domingo, 6 de julho de 2008

Eu não amo sem amar.

Não sei se sou eu que sou de pedra, ou se são os outros que se apegam fácil, mas, me desculpe, eu não consigo dizer "eu te amo" sem amar.
Conversei com o meu pai sobre minhas colegas e suas amigas: Vivem se abraçando, beijando, dizendo que se amam e serão amigas para todo o sempre. Eu não acredito nisso. Não acredito que as pessoas possam se tornar amigas rapidamente, e que um amor infinito apareça sobre elas. Se pode contar nos dedos as vezes que eu falei "eu te amo" para alguém e, se meu passado não me condena, não me lembro de ter dito isso frente à frente com a pessoa. Também não consigo dizer que adoro alguém sem realmente adorar, não consigo elogiar uma pessoa sem que o elogio seja verdadeiro. Resumindo, meu sentimentos eu não posso mentir. Talvez meu coração seja gelado, mas eu não posso abraçar e ficar junto de alguém que eu não me sinta à vontade. Minhas amigas nunca ouviram que eu as amo. Nunca fiquei agarrada com elas, nunca precisei mostrar ao mundo o quanto as considero para garantir uma amizade. A Maíra e a Júlia são amigas das quais eu nunca briguei. A Maíra eu conheço à 15 anos e tivemos um desentendimento uma vez quando pequenas, enquanto jogávamos futebol e ela caiu no chão. Durou uma hora o mal entendido, depois voltamos a jogar. A Júlia eu conheço desde o nosso Jardim B. Estamos no primeiro ano do ensino médio e, se não me falha a memória, nunca brigamos ou nos desentendemos. Estou dando apenas a minha opinião, não se sinta ofendido se pratica hábitos contrários aos meus. Abra sua mente. Todas as pessoas que já receberam mensagens ou depoimentos meus dizendo o que eu sinto por elas devem saber que é, mais do que tudo, verdadeiro. Os que já ouviram-me dizer, ao telefone ou ao vivo, o quanto as considero e gosto, devem entender que é ainda mais verdadeiro.
Quem sabe um dia eu consiga me expressar mais abertamente e facilmente, e diga mais vezes que algumas pessoas são importantes para mim. Que minha família não serve só para me alimentar, que meus amigos não são só meus ouvintes e seguidores, que o guri que eu amo saiba que eu o amo. "Eu te amo" não deve ser jogado fora, deve ser dito quando é realmente verdadeiro. Hoje vejo o amor como uma coisa quase que vulgar, partindo de que agora todos se amam logo depois de apresentados. Meu amor é reservado, meu amor não é desperdiçado.


Luciana Pontes

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olha... eu também não consigo dizer para as pessoas que eu amo que eu as amo. É difícil pra mim até escrever isso pra elas. Eu entendo perfeitamente o que tu quis dizer ali, e agradeço por listar-me no teu texto.
    Adorei, já és uma grande escritora, não é de hoje. Mas cada vez que eu leio teus textos me surpreendo. Eles me prendem como nenhum outro. Parabéns!
    Beijo

    ResponderExcluir